sábado, 12 de novembro de 2016

Tema Moodle e TIC fundamentação inicial

Blog da disciplina de Novas Tecnologias da Educação, do Curso de Pedagogia Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Compreendendo as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação 

O que é o Tema Moodle e TIC fundamentação inicial.

O que é o Moodle? Como é utilizado o ambiente? Para que serve? De que maneira ele pode ser utilizado como recurso pedagógico?
O moodle é o ambiente mais utilizado na atualidade, conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por meio dele são aplicadas aulas em tempo real ou não, conhecidas como: síncrona e assíncrona.
A terminologia da palavra moodle  é o Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, assim ele serve de apoio a aprendizagem online. Foi criado em 1999, na Austrália com intuito de compartilhar saberes. É destinado para o ensino e a criação de comunidades online voltado para aprendizagem colaborativa, é um programa gratuito, com fácil linguagem, permitindo criar três formatos de cursos social, semanal e modular.
O ambiente se divide de duas formas, em curso da modalidade a distância e funcionam independente. As ferramentas de avaliação são: curso, pesquisa de opinião, questionário, tarefas e trabalhos com revisão. O seu grande diferencial está no fato de que possibilita aos seus usuários a customização deste ambiente de acordo com os seus interesses e propósitos pedagógicos, assim facilitando o processo de ensino online e visando uma qualidade de conteúdo. (MACIEL; RUARO, 2012).


Que impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas? Pesquise mais informações para postar neste espaço.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) instigou nos últimos tempos metamorfoses no âmbito educacional, visando o processo de ensino, a qual enfatiza e traz consigo, valores culturais, sociais dentre outros, buscando abarcar o todo da humanidade. Visando a estimulação cognitiva, concentrando mais na capacidade dos sistemas visuais. Embora, essa forma de comunicação seja tão avançada com sistemas de informação sofisticados, grande parte da humanidade permanece solitária, distante e alheia a essas mudanças, por falta de acesso. Atualmente temos escolas que não possuem uso de tecnologias, fazendo com que os alunos fiquem restritos ao acesso, bem como os professores. Esse déficit de acesso, o que considero aqui como déficit de ensino, permeia apenas as camadas menos favorecidas, restringindo-os de acessos tecnológicos que ampliam o ensino e o conhecimento, esses impactos inferem diretamente na educação. (MACIEL; RUARO, 2012). Através da educação começa a se discernir a problemática do mercado de trabalho, pois são inseparáveis do espaço que o ser humano intitula na sociedade, com isso é possível compreender que “A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede” (MORIGI; PAVAN,2004).
As Tecnologias da Informação e Comunicação são utilizadas como um meio de transmitir ensino, a Educação à distância (EAD) é um tipo de (TICs) ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.? Como é utilizado o ambiente? Para que serve? De que maneira ele pode ser utilizado como recurso pedagógico?

O moodle é o ambiente mais utilizado na atualidade, conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por meio dele são aplicadas aulas em tempo real ou não, conhecidas como: síncrona e assíncrona.
A terminologia da palavra moodle é o Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, assim ele serve de apoio a aprendizagem online. Foi criado em 1999, na Austrália com intuito de compartilhar saberes. É destinado para o ensino e a criação de comunidades online voltado para aprendizagem colaborativa, é um programa gratuito, com fácil linguagem, permitindo criar três formatos de cursos social, semanal e modular.
O ambiente se divide de duas formas, em curso da modalidade a distância e funcionam independente. As ferramentas de avaliação são: curso, pesquisa de opinião, questionário, tarefas e trabalhos com revisão. O seu grande diferencial está no fato de que possibilita aos seus usuários a customização deste ambiente de acordo com os seus interesses e propósitos pedagógicos, assim facilitando o processo de ensino online e visando uma qualidade de conteúdo. (MACIEL; RUARO, 2012).


Que impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas? Pesquise mais informações para postar neste espaço.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) instigou nos últimos tempos metamorfoses no âmbito educacional, visando o processo de ensino, a qual enfatiza e traz consigo, valores culturais, sociais dentre outros, buscando abarcar o todo da humanidade. Visando a estimulação cognitiva, concentrando mais na capacidade dos sistemas visuais. Embora, essa forma de comunicação seja tão avançada com sistemas de informação sofisticados, grande parte da humanidade permanece solitária, distante e alheia a essas mudanças, por falta de acesso. Atualmente temos escolas que não possuem uso de tecnologias, fazendo com que os alunos fiquem restritos ao acesso, bem como os professores. Esse déficit de acesso, o que considero aqui como déficit de ensino, permeia apenas as camadas menos favorecidas, restringindo-os de acessos tecnológicos que ampliam o ensino e o conhecimento, esses impactos inferem diretamente na educação. (MACIEL; RUARO, 2012). Através da educação começa a se discernir a problemática do mercado de trabalho, pois são inseparáveis do espaço que o ser humano intitula na sociedade, com isso é possível compreender que “A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede” (MORIGI; PAVAN, 2004). As Tecnologias da Informação e Comunicação são utilizadas como um meio de transmitir ensino, a Educação à distância (EAD) é um tipo de (TICs) ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário