Blog da disciplina de Novas Tecnologias da Educação, do Curso de Pedagogia Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Compreendendo as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Compreendendo as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
O que é o Tema Moodle e TIC
fundamentação inicial.
O que é o Moodle? Como é utilizado o
ambiente? Para que serve? De que maneira ele pode ser utilizado como recurso
pedagógico?
O moodle é o ambiente mais utilizado
na atualidade, conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por meio
dele são aplicadas aulas em tempo real ou não, conhecidas como: síncrona e
assíncrona.
A terminologia da palavra moodle é o Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, assim ele serve de
apoio a aprendizagem online. Foi criado em 1999, na Austrália com intuito de
compartilhar saberes. É destinado para o ensino e a criação de comunidades
online voltado para aprendizagem colaborativa, é um programa gratuito, com
fácil linguagem, permitindo criar três formatos de cursos social, semanal e
modular.
O ambiente se divide de duas formas,
em curso da modalidade a distância e funcionam independente. As ferramentas de
avaliação são: curso, pesquisa de opinião, questionário, tarefas e trabalhos
com revisão. O seu grande diferencial está no fato de que possibilita aos seus
usuários a customização deste ambiente de acordo com os seus interesses e
propósitos pedagógicos, assim facilitando o processo de ensino online e visando
uma qualidade de conteúdo. (MACIEL; RUARO, 2012).
Que impactos das Tecnologias da
Informação e Comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas?
Pesquise mais informações para postar neste espaço.
O uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) instigou nos últimos tempos metamorfoses no âmbito
educacional, visando o processo de ensino, a qual enfatiza e traz consigo, valores
culturais, sociais dentre outros, buscando abarcar o todo da humanidade. Visando
a estimulação cognitiva, concentrando mais na capacidade dos sistemas visuais.
Embora, essa forma de comunicação seja tão avançada com sistemas de informação
sofisticados, grande parte da humanidade permanece solitária, distante e alheia
a essas mudanças, por falta de acesso. Atualmente temos escolas que não possuem
uso de tecnologias, fazendo com que os alunos fiquem restritos ao acesso, bem
como os professores. Esse déficit de acesso, o que considero aqui como déficit
de ensino, permeia apenas as camadas menos favorecidas, restringindo-os de
acessos tecnológicos que ampliam o ensino e o conhecimento, esses impactos
inferem diretamente na educação. (MACIEL; RUARO, 2012). Através
da educação começa a se discernir a problemática do mercado de trabalho, pois
são inseparáveis do espaço que o ser humano intitula na sociedade, com isso é
possível compreender que “A revolução da tecnologia da informação e a
reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a
sociedade em rede” (MORIGI; PAVAN,2004).
As Tecnologias da Informação e Comunicação são utilizadas como um meio de
transmitir ensino, a Educação à distância (EAD) é um tipo de (TICs) ocorre com
a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes
e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.? Como é utilizado o
ambiente? Para que serve? De que maneira ele pode ser utilizado como recurso
pedagógico?
O moodle é o ambiente mais utilizado
na atualidade, conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por meio
dele são aplicadas aulas em tempo real ou não, conhecidas como: síncrona e
assíncrona.
A terminologia da palavra moodle
é o Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, assim ele serve de
apoio a aprendizagem online. Foi criado em 1999, na Austrália com intuito de
compartilhar saberes. É destinado para o ensino e a criação de comunidades
online voltado para aprendizagem colaborativa, é um programa gratuito, com
fácil linguagem, permitindo criar três formatos de cursos social, semanal e
modular.
O ambiente se divide de duas formas,
em curso da modalidade a distância e funcionam independente. As ferramentas de
avaliação são: curso, pesquisa de opinião, questionário, tarefas e trabalhos
com revisão. O seu grande diferencial está no fato de que possibilita aos seus
usuários a customização deste ambiente de acordo com os seus interesses e
propósitos pedagógicos, assim facilitando o processo de ensino online e visando
uma qualidade de conteúdo. (MACIEL; RUARO, 2012).
Que impactos das Tecnologias da
Informação e Comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas?
Pesquise mais informações para postar neste espaço.
O uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) instigou nos últimos tempos metamorfoses no âmbito
educacional, visando o processo de ensino, a qual enfatiza e traz consigo, valores
culturais, sociais dentre outros, buscando abarcar o todo da humanidade. Visando
a estimulação cognitiva, concentrando mais na capacidade dos sistemas visuais.
Embora, essa forma de comunicação seja tão avançada com sistemas de informação
sofisticados, grande parte da humanidade permanece solitária, distante e alheia
a essas mudanças, por falta de acesso. Atualmente temos escolas que não possuem
uso de tecnologias, fazendo com que os alunos fiquem restritos ao acesso, bem
como os professores. Esse déficit de acesso, o que considero aqui como déficit
de ensino, permeia apenas as camadas menos favorecidas, restringindo-os de
acessos tecnológicos que ampliam o ensino e o conhecimento, esses impactos
inferem diretamente na educação. (MACIEL; RUARO, 2012). Através
da educação começa a se discernir a problemática do mercado de trabalho, pois
são inseparáveis do espaço que o ser humano intitula na sociedade, com isso é
possível compreender que “A revolução da tecnologia da informação e a
reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a
sociedade em rede” (MORIGI; PAVAN, 2004). As Tecnologias da Informação e Comunicação são utilizadas como um meio de
transmitir ensino, a Educação à distância (EAD) é um tipo de (TICs) ocorre com
a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes
e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário