segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Blog no contexto educacional

Blog da disciplina de Novas Tecnologias da Educação, do Curso de Pedagogia Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O blog é uma ferramenta que pode ser utilizado como recurso nas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por todas as pessoas em quaisquer faixas etárias, possui grande facilidade em registrar e atualizar textos, imagens, fotos, vídeos, dentre outros, utiliza programas simples e de fácil acesso. Komesu (2004) explicita que “blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como ‘arquivo na rede’”. Os blogs surgiram em agosto de 1999 com a utilização do software Blogger. O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos on-line, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação, assim implícito no uso das tecnologias.
Bastos (1997) afirma que a educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica, o que, por sua vez, vai exigir o entendimento e a interpretação de tecnologias.
Com isso, no âmbito educacional se apresenta como um possível viabilizador no processo de trocas de informações, podendo serem ressignificadas em coletivo como forma de conhecimentos.
Freire (1996) idealiza que ninguém ensina ninguém, tampouco ninguém aprende sozinho. Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo, fica clara a importância e eficiência do blog, do ponto de vista da construção do conhecimento na relação aluno-pensamento, que vai além da relação entre professor e aluno. O professor deve utilizar do blog como um recurso didático, para maiores trocas de saberes, partilhando, compartilhando e atualizando informações, complementando assim, todas as disciplinas da matriz curricular, explicitando que o blog é mais um espaço de fonte democrática, o qual possibilita a socialização e troca de ideologias permeadas em uma mesma temática, em que cada pessoa expõe por meio de comentários seu pensamento a respeito do assunto.
A criação de um blog é simples, pode ser feita em sala de aula junto com os professores ou colegas, ou, até mesmo sozinho, sendo necessário a criação de uma conta de e-mail (gmail) e ir seguindo o passo a passo para que possam concretizar a criação do blog. É interessante criar um nome, ou seja, o título que implemente a área que você deseja enfatizar, por exemplo, o campo educacional, games, EAD, dentre outros, é instigante no sentido de chamar atenção para obter maiores seguidores e comentários, e assim tornar uma maior discussão a respeito da temática, bem como na transformação da informação em prol de conhecimento.

Referências
BASTOS. Jasl. Educação e tecnologia. Curitiba, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KOMESU F. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: Marcuschi La e Xavier AC. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna; 2004.

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