Blog da disciplina de Novas Tecnologias da Educação, do Curso de Pedagogia Universidade Estadual do Centro-Oeste.
A contribuição das redes sociais no âmbito
educacional se torna crucial para melhor acompanhamento do mundo contemporâneo.
Em primeiro momento se faz necessário conceituarmos as redes sociais, tendo em
vista que são qualquer plataforma que perpetue a comunicação das pessoas, bem
como as relações e interações que as pessoas têm, em sistemas virtuais ou não,
sendo gerada através da produção de ligações entre pessoas.
Com isso, se faz relevante explicitar que, as
redes sociais no âmbito educacional podem ser de forma presencial ou a
distância, com conceito formal ou informal, a primeira é considerada quando a
instituição propõe algum curso com objetivos de aprendizagem, com interesses
peculiares ou não. A segunda corresponde a não vinculação a uma instituição,
porém são atividades que instigam também algum tipo de aprendizagem.
Consideramos neste, alguns exemplos de redes
sociais que norteiam os espaços de comunicação da informação na educação, o
facebook, twitter, wikis, youtobe e blogs, dentre outros. Os blogs podem ser
plataformas individuais ou coletivas. O objetivo é a comunicação, visto que, no
ambiente escolar é necessário o planejamento do professor para utilização
desses instrumentos, em prol de conhecimento. Moran (2006) afirma que “O grande
avanço neste campo da preparação de aula está na possibilidade de consulta a
colegas conhecidos e desconhecidos, a especialistas, de perguntar e obter
respostas sobre dúvidas, métodos, materiais, estratégias de ensino-aprendizagem
”. (p.46).
Por meio do planejamento do professor e com
acesso disponível na escola da internet, é possível criar diversas possibilidades
de ensino na utilização deste instrumento. (MACIEL; RUARO apud, KENSKI, 2012) destacam que “O professor, em um mundo em rede,
é um incansável pesquisador. Um profissional que se reinventa a cada dia, que
aceita os desafios e a imprevisibilidade da época para se aprimorar cada vez
mais”. (p. ).
A cultura da internet tem se configurado como
um fenômeno no mundo. Portanto, a
internet deve ser utilizada na educação, criando e recriando meios de acesso a
informação, e com isso transformando em conhecimento cada realidade e contexto
escolar, buscando uma educação inovadora, desenvolvendo propostas e eixos que
abarcam o acesso as novas tecnologias da educação, visão uma significação na
vida do indivíduo. ” A Internet é ótima para professores que são atentos a
novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela é um tormento
para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma” (CABRAL;
LEITE, 2008, p. 03).
REFERÊNCIAS
CABRAL,
Rodrigues, Giovanna, LEITE, Silva, Lígia. A
uso dos sites educativos na prática docente. 2008. VI encontro de educação
e tecnologias da informação.
MORAN,
José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus,
2006, p.11-65.
MACIEL,
Fátima, Margareth, RUARO, Maria, Laurete. Novas
Tecnologias aplicadas a educação.
2012.
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