sábado, 12 de novembro de 2016

Contribuição da Educação nas redes sociais

Blog da disciplina de Novas Tecnologias da Educação, do Curso de Pedagogia Universidade Estadual do Centro-Oeste.

A contribuição das redes sociais no âmbito educacional se torna crucial para melhor acompanhamento do mundo contemporâneo. Em primeiro momento se faz necessário conceituarmos as redes sociais, tendo em vista que são qualquer plataforma que perpetue a comunicação das pessoas, bem como as relações e interações que as pessoas têm, em sistemas virtuais ou não, sendo gerada através da produção de ligações entre pessoas.
Com isso, se faz relevante explicitar que, as redes sociais no âmbito educacional podem ser de forma presencial ou a distância, com conceito formal ou informal, a primeira é considerada quando a instituição propõe algum curso com objetivos de aprendizagem, com interesses peculiares ou não. A segunda corresponde a não vinculação a uma instituição, porém são atividades que instigam também algum tipo de aprendizagem.
Consideramos neste, alguns exemplos de redes sociais que norteiam os espaços de comunicação da informação na educação, o facebook, twitter, wikis, youtobe e blogs, dentre outros. Os blogs podem ser plataformas individuais ou coletivas. O objetivo é a comunicação, visto que, no ambiente escolar é necessário o planejamento do professor para utilização desses instrumentos, em prol de conhecimento. Moran (2006) afirma que “O grande avanço neste campo da preparação de aula está na possibilidade de consulta a colegas conhecidos e desconhecidos, a especialistas, de perguntar e obter respostas sobre dúvidas, métodos, materiais, estratégias de ensino-aprendizagem ”. (p.46).
Por meio do planejamento do professor e com acesso disponível na escola da internet, é possível criar diversas possibilidades de ensino na utilização deste instrumento. (MACIEL; RUARO apud, KENSKI, 2012) destacam que “O professor, em um mundo em rede, é um incansável pesquisador. Um profissional que se reinventa a cada dia, que aceita os desafios e a imprevisibilidade da época para se aprimorar cada vez mais”. (p. ).
A cultura da internet tem se configurado como um fenômeno no mundo.  Portanto, a internet deve ser utilizada na educação, criando e recriando meios de acesso a informação, e com isso transformando em conhecimento cada realidade e contexto escolar, buscando uma educação inovadora, desenvolvendo propostas e eixos que abarcam o acesso as novas tecnologias da educação, visão uma significação na vida do indivíduo. ” A Internet é ótima para professores que são atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela é um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma” (CABRAL; LEITE, 2008, p. 03).



REFERÊNCIAS

CABRAL, Rodrigues, Giovanna, LEITE, Silva, Lígia. A uso dos sites educativos na prática docente. 2008. VI encontro de educação e tecnologias da informação.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus, 2006, p.11-65.



MACIEL, Fátima, Margareth, RUARO, Maria, Laurete. Novas Tecnologias aplicadas a educação. 2012.

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